top of page

gatilho. narrativas transmedia - gamificação


The Legend of Zelda: A Link to the Past
The Legend of Zelda: A Link to the Past

Desde pequena, sempre fui fascinada por videojogos e multimédia em geral. Em casa dos meus pais, estávamos sempre a par das últimas novidades tecnológicas. A minha mãe era grande entusiasta da Super Nintendo e no Game Boy. Lembro-me de estar ao colo da minha mãe enquanto ela jogava The Legend of Zelda: A Link to the Past. O meu pai, além de cameraman e fotógrafo amador, era também um entusiasta do som e dos computadores.  Foi ele quem me ensinou o que eram as entradas de som e vídeo, como as ligar e como funcionavam, quando eu tinha apenas 5 anos. O gosto pelos media está-me nos genes. O gosto pelos media está-me nos genes.


Foi, portanto, natural o meu interesse por este doutoramento. Quando me deparei com o conceito de gamificação na arte e na educação, durante as minhas pesquisas para a tese e no módulo de narrativas transmédia, fiquei extremamente entusiasmada com a possibilidade de explorar esse caminho.

Além disso, sempre me atraíram jogos que incorporam elementos históricos ou mitológicos, com um world-building rico, que despertavam em mim a curiosidade de pesquisar e aprender mais sobre determinados factos. Por isso, acredito que a gamificação pode ser uma excelente forma de incentivar os jovens e o público em geral a interessarem-se por história, tornando-se um caminho muito promissor a explorar.






Comments


bottom of page